Jogar videogame faz parte da rotina de bilhões de pessoas. E não estou colocando no superlativo: esse número existe e foi apresentado em abril pela empresa de pesquisa de mercado DFC Intelligence, segundo quem 40% da população mundial diz ter algum contato com os jogos. Traduzindo esse percentual: são 3 bilhões e 100 milhões de pessoas pelo menos.
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As pessoas jogam por lazer, por diversão, às vezes por trabalho ou pelo simples desafio. Não serei fiscal de ninguém aqui neste texto. Mas entendo que a função primeira de um game sempre teve a ver com entretenimento.
E não tem nada pior – pelo menos para mim – do que um jogo ser fácil ou difícil demais (alô, FromSoftware!).
Pensando nisso, a Sony Interactive Entertainment registrou no último dia 7 deste mês uma patente que futuramente deve permitir ajustes de dificuldade aos jogadores.
Hoje, a maioria dos jogos tem níveis fixos de dificuldade, que variam entre fácil, médio e difícil (esses nomes podem ser diferentes).
Alguns games permitem a mudança durante a campanha; outros não – escolheu no começo e segue até o fim.
Existem ainda os jogos que ficaram conhecidos como soulslike, como Elden Ring ou Bloodborne, da FromSoftware. Estes últimos têm apenas uma dificuldade extremamente desafiadora.
As informações que temos até agora foram retiradas desse documento da patente.
A Sony e, consequentemente, o PlayStation já poderiam, em tese, utilizar essa tecnologia.
Ainda, porém, não há nada oficial anunciado pela empresa japonesa.
É provável que o novo sistema seja aplicado futuramente em jogos da companhia que tenham esse tipo de dificuldade adaptativa, seja no PlayStation 4, no PlayStation 5 ou em consoles da próxima geração.
As informações são do Insider Gaming.
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Roberto (Bob) Furuya é formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atua na área desde 2010. Passou pelas redações da Jovem Pan e da BandNews FM.
Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.