O Google fez melhorias nos recursos de segurança pessoal para usuários de Android. Uma das novas funcionalidades é uma ferramenta que alerta a emergência quando o dono do aparelho não for capaz, transmitindo dados médicos importantes para a polícia ou para os socorristas.
Leia mais:
Segundo Tenea Reddick, diretora do Corpo de Bombeiros da cidade de Baltimore (EUA), em comunicado, o benefício da função é que, caso a pessoa esteja envolvida em algum tipo de acidente e só conseguir fazer a ligação, mas não puder efetivamente se comunicar, os socorristas têm todas as informações necessárias para fazer o resgate.
Isso economiza muito tempo porque já sabemos a que estamos respondendo e do que precisamos.
A tecnologia não é exatamente novidade. De acordo com o The Verge, desde 2018, dispositivos Android e iOS já podem enviar a localização quando um usuário faz chamada para o 911.
Agora, o serviço incorporado no Android facilita ainda mais o processo e, além da localização, envia dados de idade, peso, tipo sanguíneo, alergias e o que mais tiver cadastrado na plataforma, para que os médicos ou outros tipos de socorristas saibam como melhor lidar com a situação.
Para ativar esse recurso, os usuários devem ir nas configurações do aparelho e acessar as opções de segurança e emergência. O processo pode ser diferente para cada aparelho Android. Por ora, o recurso é válido nos EUA.
Vitoria Lopes Gomez é redator(a) no Olhar Digital
Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.