Seu carrinho

Nosso Whatsapp: (41) 99721-1993

Planos a partir de R$ 15,00

wp header logo 238.png

Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto – Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto

Fotos: Divulgação

 
Na terça e quarta-feira, dias 27 e 28 de setembro, os alunos do curso Desenvolvimento em Java, da Fundação de Formação Tecnológica de Ribeirão Preto (Funtec), instituição ligada à Prefeitura Municipal, participaram de dois workshops sobre linguagem Java, realizados em parceria com o Polo de Inovação em Software (Piso) de Ribeirão Preto e Região e a Coderp.
 
Segundo a professora do curso, Shirlei Maria Daniel, a troca de experiências é uma forma de incentivar os alunos a buscar aprimoramento. “Através do conhecimento e a troca de experiências com profissionais experientes na programação Java, que participaram de forma efetiva, questionando sobre os assuntos e a experiência profissional dos palestrantes”, explicou.
 
No dia 27, o palestrante Antônio Augusto Ferreira, Desenvolvedor Java na Coderp desde 2009, graduado em Ciência da Computação e em Gestão Empresarial, com pós-graduação em Banco de Dados e Business Intelligence, falou sobre boas práticas de programação, incluindo métodos Clean Code (código limpo) e SOLID, cinco princípios da programação orientada a objeto. Antônio também falou sobre os passos necessários para o desenvolvimento profissional dos alunos.
 
O SOLID significa: S – Single Responsibility Principle (Princípio da Responsabilidade Única); O – Open-Closed Principle (Princípio Aberto-Fechado); L – Liskov Substitution Principle (Princípio da Substituição de Liskov); I – Interface Segregation Principle (Princípio da Segregação da Interface) e D – Dependency Inversion Principle (Princípio de Inversão de Dependência).
 
Já no dia 28, o palestrante foi Lucas Paz, coordenador de arquitetura Java na Coderp, que falou sobre o tema “Das fotos de gatinhos até as transações bancárias. O que tem no backend?”. No seu workshop, explicou sobre a arquitetura da internet e de softwares, além da troca de experiências entre o palestrante e os alunos.

Para dar continuidade na formação dos alunos, a Funtec já está preparando uma nova palestra, que será realizada no dia 13 de outubro.
 
Sobre os cursos
Ao todo, a Funtec oferece 26 cursos: Excel para o Mercado de Trabalho, Oratória, Aprimoramento em Língua Portuguesa, Aprimoramento em Matemática, Marketing e Negócios Digitais, Informática Básico, Informática para Terceira Idade, Desenvolvimento em Java, Programação de Jogos 2D, Tecnologia da Informação e Comunicação, Website, Inglês (básico I e II), Espanhol (básico I e II), Recursos Humanos, Departamento de Pessoal, Escrita Fiscal, Logística, Educação Financeira para Empreendedores, Cuidador de Idosos, Portaria e Recepção, Educação Inclusiva em Contexto Escolar e Empresarial, Auxiliar de Garçom, Camareira e Cuidador Infantil.

 
Para frequentar as aulas é preciso ter mais de 16 anos, ensino fundamental completo, vacinação completa contra a COVID-19, comprovante de escolaridade e de residência e documento de identidade.
 
Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas no site da Funtec, pelo telefone (16) 3931-5400 ou diretamente na sede da fundação, à rua Álvares Cabral, 629, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
 

Desenvolvido por Coderp – Fábrica de Software
e Coordenadoria de Comunicação Social

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Suporte no Whatsapp
💬 Precisa de ajuda?
Studio Live Code
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Studio Live Code Gostaríamos de mostrar notificações sobre as últimas notícias e atualizações.
Dismiss
Allow Notifications