Seu carrinho

Nosso Whatsapp: (41) 99721-1993

Planos a partir de R$ 15,00

wp header logo 274.png

Por que PHP é a linguagem do lado do servidor mais usada na internet? – Portal Engeplus

PHP é uma linguagem de script de código aberto — o que significa que a comunidade de desenvolvedores pode contribuir para seu crescimento, desenvolvimento e evolução. Seu uso, em linhas gerais, é para conectar a interface que terá contato com o usuário e o servidor, sendo utilizado mais comumente para sites e aplicações web.
Uma linguagem de script, diferentemente de outros tipos de linguagem de programação, é chamada assim pois faz a utilização de scripts, que são como pacotes de instruções que serão executados assim que interpretados, o que otimiza uma função e permite que um processo seja realizado repetidamente. Isso porque, normalmente, esse tipo de linguagem de programação não tem compilador.
O que significa a sigla PHP?
PHP é um acrônimo para PHP: Hypertext Preprocessor (PHP: Pré-processador Hipertextual). O PHP da sigla significa originalmente Personal Home Page, ou Página Inicial Pessoal.
É uma linguagem utilizada primariamente no desenvolvimento web, destacando-se nesse papel. Inicialmente, a ferramenta era utilizada para criar páginas e sites dinâmicos na web, mas, com o tempo, suas funcionalidades foram se ampliando. Atualmente, uma de suas grandes utilizações é na criação do lado servidor de aplicações para internet.
No entanto, por ser de código aberto e originalmente criada para servir para usos gerais, outras funções podem ser implementadas a depender da pessoa que estiver utilizando. Um exemplo disso seria a possibilidade de desenvolvimento de aplicações voltadas para o Desktop. Adicionalmente, após a versão 5 do PHP, a inserção de suporte à programação orientada a objetos fez com que mais funcionalidades surgissem.
PHP é uma linguagem de script. Isso significa que é fácil combiná-la com outras ferramentas e linguagens. Então, por meio de linguagens como C, é possível adicionar extensões e funções para o PHP, ajudando a expandir ainda mais sua capacidade de atuação.
Breve história do PHP
O PHP foi criado em 1994 por Rasmus Lerdorf. Sua intenção inicial era saber quem estava visitando sua página online. Em 1995, a primeira versão para ser utilizada publicamente foi lançada e era conhecida como Personal Home Page Tools. Já em 1996, a versão PHP/FI já era utilizada por mais de 15.000 sites ao redor do mundo. No ano seguinte, esse número se tornou 50.000. Ainda em 1997, o desenvolvimento de PHP tomou forma, deixando de ser o simples projeto inicial de Lerdorf para se tornar uma ferramenta mais robusta, desenvolvida por um time maior.
Com isso, em 1998 a versão 3 é lançada sob esse novo direcionamento e é então renomeado para Hypertext Preprocessor. Foi aqui que a popularidade do PHP começou a se tornar o que é atualmente. A versão 4 foi lançada em 2000 e a 5 em 2004. Entre os anos de 2014 e 2015, a versão 7 foi lançada, trazendo uma linguagem ainda mais atualizada para desenvolvimento web.
Quais as principais características do PHP?
Uma das maiores características do PHP é ter HTML embutido, diferentemente de outras linguagens. Isso significa que, ao invés de utilizar diversos comandos para fazer com que o resultado exportado seja HTML, você pode utilizá-lo diretamente, entrando e saindo do “modo PHP” somente utilizando instruções de entrada e saída.
Para além disso, a sintaxe do PHP é simples e é muito fácil de ser aprendida, o que faz com que ela seja bastante receptiva para pessoas que estão começando.
O PHP também é muito eficiente, integrando-se a outras aplicaçõe. Ele consegue se integrar a banco de dados, suportando o processamento de uma grande quantidade de dados usando poucos recursos do servidor.
É uma linguagem muito confiável e segura, o que justifica seu sucesso com empresas de grande porte.
Por último, mas não menos importante, o PHP é muito equilibrado, oferecendo facilidade para quem está estudando e funções avançadas para programadores experientes. Em poucas horas, você já será capaz de escrever scripts simples sem ter que ler longas listas com as funções do PHP.
Você ainda poderá conferir mais funcionalidades e características na documentação oficial da linguagem PHP.
Por que PHP é a linguagem back-end mais usada na internet
Existem alguns motivos pelos quais PHP é a linguagem back-end mais utilizada para construção do lado servidor de páginas e aplicações web.
A primeira razão para isso é a facilidade com a qual é possível desenvolver páginas. O PHP tem um conjunto de funções e ferramentas que permitem que esse processo seja muito prático, não compensando utilizar outras linguagens para isso. Juntamente com ele, estão Linux, Apache e MySQL como tecnologias mais utilizadas da internet.
Outra razão é que muitos sites e planos de hospedagem suportam PHP, e muitos sites e projetos são construídos utilizando linguagem PHP, como o WordPress, por exemplo.
Um dos grandes êxitos escritos em PHP é o código de uma das redes sociais mais famosas e populares: o Facebook. Mark Zuckerberg utilizou essa linguagem entre 2003 e 2004, enquanto produzia a versão protótipo da rede social em Harvard. Depois disso, o Facebook criou sua própria linguagem baseada no PHP para poder escalar adequadamente.
© 1996 – 2024 Engeplus Empresas

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Suporte no Whatsapp
💬 Precisa de ajuda?
Studio Live Code
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Studio Live Code Gostaríamos de mostrar notificações sobre as últimas notícias e atualizações.
Dismiss
Allow Notifications