É muito difícil construir uma lista de melhores jogos da história sem ser imparcial, uma vez que avaliar videogame, além de críterios técnicos, pode envolver também o apego emocional, o que pode acabar enviesando as escolhas.
Para tentar construir uma lista um pouco mais isenta,uma boa ferramenta pode ser agregadores de críticas online, como o Metacritic, um portal que compila avaliações de público e crítica especializadas de filmes, programas de TV, música e games.
O site pública a média destas avaliações de público e crítica separadamente, o que em vários casos demonstra bem como nem sempre o sentimento do público é refletido no rigor crítico de jornalistas e outros especialistas da indústria.
De acordo com o Metacritic, o melhor jogo da história é um clássico, “The Legend of Zelda: Ocarina of The Time”, que foi lançado originalmente para Nintendo 64 e que completou 25 anos na última terça-feira (21). O game é o mais bem avaliado do portal com uma avaliação de público de 9,1 e da crítica especializada de 99.
O título revolucionário surgiu em uma época em que os jogos 3D ainda davam seus primeiros passos na indústria e era comum ver mais erros do que acertos dos desenvolvedores. Além dos visuais, o jogo foi muito elogiado pela narrativa e jogabilidade inovadora que apresentou na época.
Na segunda posição está “Tony Hawk’s Pro Skater 2”, que contava com a lenda que dá nome ao game e mais doze skatistas talentosos, incluindo o carioca Bob Burnquist. Além de uma jogabilidade muito avançada para a época, o título ficou marcado por ter uma trilha sonora inesquecível. O game recebeu um 7,4 dos jogadores e um incrível 98 da crítica especializada.
Outro título que recebeu a mesma nota dos especialistas foi “GTA 4”, que possui uma temática mais sombria e faz críticas bem explícitas ao capitalismo e ao chamado “estilo de vida americano”.
Empatado com o game da Rockstar e “TNPS 2” está “SoulCalibur”, um dos mais cultuados entre os fãs de jogos de luta. O game ficou famoso por, além de possuir visuais bastante avançados para a época e possuir um sistema de combate bem desenvolvido, o que continuou sendo uma marca repetida nos jogos seguintes da franquia.
Com 9,0 de público e 97 da crítica, “Super Mario Galaxy” ocupa a 5ª posição entre os melhores avaliados do Metacritic, e se tornou um dos principais símbolos do Nintendo Wii, já que incorporava praticamente todas as possibilidades do console da “Big N”.
Expandindo o universo apresentado no antecessor, “Super Mario Galaxy 2” está na sexta posição. A sequência consegue repetir o sucesso do primeiro jogo e trazer algumas novidades que foram bem recebidas pelo público. O título tem uma média de avaliações de 9,1 dos usuários e 97 dos críticos.
“Red Dead Redemption 2” vem na 7ª colocação e é uma dos principais responsáveis pela ótima reputação da Rockstar Games na indústria dos jogos. O jogo de que se passa no “velho oeste”, além de ter gráficos impressionantes e jogabilidade intuitiva, conta com um excelente arco narrativo. O game tem avaliação de 7,7 do público e 97 dos críticos.
Na posição seguinte está “The Legend of Zelda: Breath of the Wild”, um dos jogos mais bem sucedidos do Nintendo Switch. O game tem visuais impressionantes, um vasto mundo aberto a ser explorado e uma narrativa muito bem amarrada, o que lhe rendeu o prêmio de jogo do ano em 2017.
Fechando o top 10, também com 97 de média de avaliações da crítica especializada, estão “Perfect Dark” e “Metroid Prime”, dois títulos muito cultuados entre a comunidade gamer.
“Perfect Dark” é uma aventura sombria que deve agradar bastante aos jogadores que apreciam uma boa narrativa. Já “Metroid Prime” coloca os jogadores na pele de Samus Aran, uma caçadora de recompensas que precisa resolver enigmas e enfrentar vários inimigos em galáxias bem distantes.
É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.