Início »
A Apache Software Foundation lançou a nova versão do seu ambiente de desenvolvimento integrado, o Apache NetBeans 17. Confira as novidades e veja como instalar.
NetBeans, devem saber que este é um ambiente de desenvolvimento integrado gratuito, criado principalmente para a linguagem de programação Java e também possui um número significativo de módulos para estendê-lo.
O NetBeans é um projeto de código aberto de grande sucesso, com uma grande base de usuários, uma comunidade em constante crescimento.
Para aqueles que não estão familiarizados com este IDE, você deve saber que ele fornece suporte para as linguagens de programação Java SE, Java EE, PHP, JavaScript e Groovy.
Além de seus recursos, existe um sistema de projetos baseado em Ant, controle de versão e refatoração.
Agora, a Apache Software Foundation anunciou o lançamento da nova versão do Apache NetBeans 17, na qual um grande número de mudanças e melhorias foram feitas.
Nesta nova versão lançada do NetBeans 17, observa-se que o suporte para a plataforma Jakarta EE 10 foi adicionado e o suporte para alguns novos recursos do Java 19, como correspondência de padrões em expressões de switch, foi aprimorado.
Outra mudança que se destaca é que ele foi preparado para compatibilidade com JDK 20, bem como dicas adicionais para código Java foram adicionadas e que o compilador Java integrado do NetBeans nb-javac (javac modificado) foi atualizado para o versão 19.0.1.
Além disso, nesta nova versão do NetBeans 17, o suporte para o sistema de compilação Gradle foi aprimorado, pois o acesso à plataforma Java foi fornecido para projetos não-Java Gradle.
O suporte para o sistema de compilação Maven também foi aprimorado, o processamento de rastreamento de pilha também foi ativado, a renderização Java AST durante a depuração foi aprimorada junto com a indexação de textos de origem defeituosos.
Além disso, o ambiente de projeto da web melhorou o suporte a CSS ao fornecer pesquisas que não diferenciam maiúsculas de minúsculas para propriedades CSS e correspondência otimizada ao preencher consultas CSS.
O editor de código oferece a possibilidade de fechar todos os documentos da lista de uma só vez.
O ANTLRv4 Runtime foi atualizado para a versão 4.11.1 e o suporte inicial foi fornecido para o ANTLR4 Lexer, para o qual o código foi traduzido para funcionar com os formatos ANTLR e TOML.
Das outras mudanças do NetBeans 17, destacam-se os seguintes itens:
Para saber mais sobre essa versão do NetBeans, acesse a nota de lançamento.
Para aqueles que desejam obter essa nova versão do NetBeans, eles devem ter o Java da Oracle ou o Open JDK instalado em seu sistema e o Apache Ant.
Para quem deseja obter esta nova versão, deve fazer o download do código-fonte do aplicativo, que pode ser obtido no seguinte endereço.
Depois de instalar tudo, descompacte o arquivo recém-baixado em um diretório de sua escolha.
E a partir do terminal vamos entrar neste diretório e então executar:
ant
Para construir o Apache NetBeans IDE. Depois de construído, você pode executar o IDE digitando
./nbbuild/netbeans/bin/netbeans
Ou
Para instalar a versão mais recente do NetBeans nas principais distribuições Linux, use um desses tutoriais:
Como instalar a IDE Netbeans no Linux via Flatpak
Como instalar a IDE Netbeans no Linux via Snap
Como instalar a última versão do Netbeans no Linux manualmente
Instalando a IDE java NetBeans no Ubuntu e derivados
Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.
Blog do Edivaldo é um site que descomplica o Linux com noticias, dicas, tutoriais e informações sobre Ubuntu, Debian, Mint, Fedora, openSUSE, Arch, Redhat, CentOS, Manjaro e muito mais informações sobre Linux, software livre e de código aberto.