Seu carrinho

Nosso Whatsapp: (41) 99721-1993

Planos a partir de R$ 15,00

wp header logo 18.png

Instalação do PHP Composer: configurando o gerenciador de dependências através de uma UI intuitiva – imasters.com.br

we are developers
Back-End
Tem 32 artigos publicados com 102400 visualizações desde 2016
É uma jovem e talentosa autora de artigos técnicos na Jelastic. Ela escreve sobre hospedagem em nuvem, automatização DevOps, containers Docker e acabou se tornando expert nessas áreas. Depois de publicados, a maioria de seus textos é republicada no DZone.
Recentemente, nós providenciamos as instruções sobre como instalar o PHP Composer via SSH, e hoje vamos ver como configurar e executar a ferramenta de gerenciamento de dependências utilizando a UI intuitiva Jelastic. Além disso, você vai descobrir como habilitar uma autenticação especial para evitar acessos não autorizados a essa ferramenta.
Para começar, vamos adicionar o Composer ao diretório de trabalho do projeto e criar os arquivos essenciais:
1. Acesse o dashboard do Jelastic com suas credenciais e navegue até o seu servidor de gerenciamento de arquivos Apache PHP ou NGINX PHP (Apache 2.4, em nosso exemplo), clicando no botão “Config” próximo ao nó.
1
2. No gerenciador de arquivos que abriu, vá até o diretório var > www > webroot > ROOT e selecione a opção Upload na lista de ações expandida.
2
3. Na caixa que aparecerá, especifique a seguinte URL e clique em Upload para adicionar o arquivo Composer ao diretório: https://getcomposer.org/composer.phar.
3
Após o fim do Upload, seu Composer está pronto para ser usado.
1. Crie o arquivo composer.php no diretório var > www > webroot > ROOT e cole as linhas abaixo:
4
Salve o arquivo com o botão “Salvar”.
2. Agora, crie um arquivo .htaccess no mesmo diretório para garantir o fluxo correto da ferramenta Composer.
5
Aperte o “Enter”após digitar o nome do arquivo para salvá-lo.
Para melhorar a segurança do Composer, você pode suplementá-lo com autenticação de usuário. Isso irá restringir as configurações do gerenciador de acesso para que ninguém mais possa controlar as dependências dentro dos seus projetos.
Nota: Esta seção é opcional e não afeta o trabalho do Composer em si (então, você pode pulá-la), mas recomendamos que você realize as etapas a seguir para proteger sua aplicação de malfeitores ou de bagunças com suas dependências de projeto.
1. Crie mais um arquivo .htpasswd no diretório var > www > webroot > ROOT . Aqui você pode especificar login e senha para acessar o Composer.
Por exemplo, nós criamos credenciais de administrador adicionando a linha admin:YjeJLJ0SYlBHU ao arquivo.
Nota: A senha requerida deve ser criptografada por razões de segurança.
6
Não se esqueça de Salvar as mudanças.
2. Agora, vá até o arquivo de configuração do Apache httpd.conf (pasta Favorites > conf), desça até o fim e adicione o seguinte conteúdo:
7
Nota: Caso esteja trabalhando com o servidor de aplicação NGINX PHP, você deveria adicionar o seguinte código à seção Server do arquivo nginx.conf:
8
Salve as mudanças.
3. Reinicie seu servidor Apache para aplicar a nova política de senhas.
9
Agora, a página composer.php está protegida de acessos não autorizados.
Quando todas as configurações necessárias estiverem feitas, você pode executar o Composer diretamente via navegador, utilizando a página criada composer.php. Para isso, especifique o comando necessário no argumento ?arg={command}, adicionado ao fim do link.
http://{env_name}/composer.php?arg={command}
Onde:
Exemplo:
1. Vamos adicionar as dependências monolog/monolog:1.0* ao nosso projeto utilizando o comando Composer require:
http://composer.jelastic.com/composer.php?arg=require%20monolog%2Fmonolog%3A1.0.*
2. Se você estiver utilizando autenticação, será necessário fazer log in para confirmar sua identidade, por exemplo, utilizar os recém-configurados usuário e senha.
10
3. Após o login, o Composer vai criar os arquivos .json necessários para começar a carregar os pacotes declarados dos repositórios apropriados para instalar as dependências.
11
Isso é tudo! Agora, com a ajuda do Composer, você pode gerenciar dependências com menos esforço dentro dos seus projetos PHP em seus servidores Apache ou NGINX utilizando o dashboad Jelastic.
***
Tetiana Markova faz parte do time de colunistas internacionais do iMasters. A tradução do artigo é feita pela redação iMasters, com autorização do autor, e você pode acompanhar o artigo em inglês no link: http://blog.jelastic.com/2016/11/17/install-php-composer-dependencies-management-tool-via-ui-in-cloud-application/.
De 0 a 10, o quanto você recomendaria este artigo para um amigo?
É uma jovem e talentosa autora de artigos técnicos na Jelastic. Ela escreve sobre hospedagem em nuvem, automatização DevOps, containers Docker e acabou se tornando expert nessas áreas. Depois de publicados, a maioria de seus textos é republicada no DZone.
Fique em dia com as novidades do iMasters! Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais curados por nossa equipe

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Suporte no Whatsapp
💬 Precisa de ajuda?
Studio Live Code
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Studio Live Code Gostaríamos de mostrar notificações sobre as últimas notícias e atualizações.
Dismiss
Allow Notifications