Apps de destaque!
Por Júlio César Gonsalves, Para o TechTudo
A startup norte-americana Nothing lançou na sexta-feira (17) o aplicativo "Nothing Chats", que emula funções do iMessage e permite enviar mensagens para os celulares iPhone. Disponível para download na Google Play Store, o app promete que usuários do Nothing Phone 2 desfrutem de indicadores de digitação, compartilhamento de mídia e mensagens em grupo, idênticos ao mensageiro da Apple. Por enquanto, a disponibilidade será limitada aos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e União Europeia. A iniciativa não foi aprovada pela Apple e ainda levanta dúvidas sobre segurança. A seguir, entenda como funciona a novidade.
🔎Migrar WhatsApp do Android para iPhone: 6 coisas que você precisa saber antes
📝WhatsApp Business travando no iPhone, o que fazer? Descubra no Fórum do TechTudo
Com um novo aplicativo, a Nothing decidiu resolver questões sensíveis para os usuários do Apple iMessage, plataforma de mensagens dominante nos EUA. A plataforma elimina a diferenciação que o mensageiro faz entre os usuários nativos, que usam o sistema iOS (bolha azul), e aqueles que optam pelo Android (bolha verde).
No passado, o Google tentou persuadir a Apple a abrir a plataforma, oferecendo recursos iguais para todos, mas sem sucesso. Agora, o Nothing Chats promete dar suporte ao RCS e iMessage, com base no Sunbird, uma plataforma terceira de mensagens unificada que está disponível em beta fechado desde o ano passado.
Entre as funcionalidades de suporte do iMessage oferecidas pelo Nothing Chats destacam-se os indicadores de digitação, compartilhamento de mídia de alta resolução e mensagens em grupo. Segundo a Nothing, recursos como recibos de leitura e reações Tapback serão adicionados posteriormente.
Carl Pei, CEO da Nothing, destaca que “o dilema da bolha azul versus bolha verde, especialmente na América do Norte – embora aparentemente ridículo – é real.” Para ele, a Nothing Chats "lembra aos consumidores que eles têm uma escolha, quando se trata de seleção de dispositivos, e que seus comportamentos diários não devem ser ditados por nenhuma empresa.”
A Apple não se pronunciou a respeito da proposta, o que insere o Nothing Chats na lista de apps não aprovados pela companhia. Além disso, é fundamental esclarecer que o acesso ao iMessage requer login na Apple ID, por meio da plataforma Sunbird, o que gera discussões sobre a privacidade do usuário.
Em resposta a esta questão, a Nothing garante que nenhuma informação será armazenada na plataforma, e que o conteúdo do iMessage enviado pelo Chats será criptografado. O processo "patenteado" da Sunbird envolve servidores Mac minis para rotear mensagens do usuário para a Apple. A gigante de tecnologia pode questionar a legalidade do Nothing Chats no futuro. Por outro lado, a Nothing acredita que a companhia provavelmente não tomará medidas legais contra a plataforma.
Com disponibilidade regional limitada a EUA, Canadá, Reino Unido, UE e outros países europeus, a aplicação disponibilizada no dia 17 de novembro pode ser baixada na Google Play Store. Porém, apenas os usuários que possuam aparelhos Nothing Phone 2 terão acesso à novidade.
Com informações de The Verge, The Washington Post e Engadeget.
Veja também: iPhone 15 e Apple Watch Series 9: tudo sobre lançamentos da Apple
iPhone 15 e Apple Watch Series 9: tudo sobre lançamentos da Apple
Agendamento de transmissões ao vivo será disponibilizado gradualmente para usuários da rede social; aplicativo também permitirá testar conexão e iluminação antes de lives com convidados
Versão online do editor de apresentações permite compartilhar edições com amigos e baixar documentos para o PC; veja como usar o PowerPoint online
Celulares que rodam Fortnite e número de jogadores estão entre as dúvidas sobre o Battle Royale da Epic Games
Novo game de sobrevivência contra zumbis desafia jogador a administrar recursos e criar uma pequena comunidade para enfrentar as criaturas.
App para Android e iPhone (iOS) traz exercícios gratuitos diários e sons relaxantes.
© 1996 – 2024. Todos direitos reservados a Editora Globo S/A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.