Notícias
Coberturas
Editoriais
Patrocinados
Séries
Brand Channels
Março
Abril
Maio
Agosto
Outubro
Novembro
Dezembro
Siga-nos
Siga-nos
Como os games podem ajudar as marcas a aumentar as vendas?
Como os games podem ajudar as marcas a aumentar as vendas?
Shopee e C&A são algumas das marcas que apostaram na criação de games para aumentar o tempo de permanência dos usuários e vender
Preencha o formulário abaixo para enviar uma mensagem:
Renan Honorato
4 de dezembro de 2023 – 6h01
Além de incentivar a permanência dos usuários no app, os games engajam a comunidade com as marcas em troca de benefícios (Crédito: Masyastadnikova-Adobe Stock)
A atmosfera dos games não invadiu à moda e os marketplaces apenas pelas estampas e licenciamentos. Pelo contrário, cada vez mais os superapps de marcas têm investido na gamificação como estratégia para capturar a atenção dos usuários por mais tempo.
Desde 2019, a aposta da C&A nessa estratégia de ofertas de atividades gamificadas em suas plataformas digitais e os resultados já aparecem. Em 2023, por exemplo, a frequência de compras na rede aumentou em 164% se comparada ao mesmo período no ano passado. Ao mesmo tempo, o gasto médio atingiu patamares 135% maiores em comparação com usuários que não participam do game.
Disponível no aplicativo da C&A para clientes do programa de fidelidade da marca, os jogos propõem aos 26 milhões de cadastrados missões interativas. Quanto mais missões concluídas, maior é a quantidade de “&mojis” acumulados, que contribuem para que o cliente suba de nível no programa. Além de conquistar benefícios, como desconto e filas mais rápidas.
Ludmilla embala a Black Friday da Shopee
No cerne desse processo de gameficação está a monetização do tempo e engajamento do usuário por meio de benefícios. Ao menos, é o que head de marketing da Shopee no Brasil, Felipe Pringer, acredita. As moedas Shopee geram diferentes formas de desconto durante a compra, funcionando como um sistema de cashback. “As moedas Shopee é onde a gamificação se conecta com o e-commerce”, diz, acrescentando que os jogadores sabem como economizar no marketplace, e, por isso, o engajamento nos games.
Como parte da estratégia global, a Shopee desenvolveu uma dezena de jogos que acompanhassem as tendências. Contudo, no momento, apenas cinco estão disponíveis: Shopee Recompensas Diárias, Shopee Pega Brinde, Shopee Candy, Shopee Letras e Shopee Bolhas. São quase dois milhões de jogadores globalmente.
Durante a Páscoa deste ano, a Shopee fez uma parceria com uma das marcas de chocolates com maior marketshare no Brasil. Foram criados dois jogos personalizados: um de recompensas diárias com foco em awarness, e outra versão do jogo Candy, com produtos da própria marca. Enquanto o primeiro game gerou quase um milhão de cliques em um dia, o Candy teve mais de 250 mil jogadores, com média de 25 minutos no app.
Outra parceria foi com a Casa & Construção, na qual foi feita a campanha de maratona de jogos do catálogo. Do montante de players de Shopee Candy, cerca de 40% converterem em compras durante o período. “Essa parte de gamificação é super importante na Shopee, porque temos essa visão que a experiências de compras online não precisa ser unidimensional, podemos dar uma experiência mais descontraída e divertida no aplicativo”, explica.
C&A Brasil e Mynd lançam projeto para potencializar creators
Compartilhe
Veja também
MorumBIS: a parceria de naming rights entre a Mondelez e Morumbi
Marca fechou acordo de três anos para ampliar a conexão entre o chocolate BIS e o público por meio dos jogos e shows do estádio
Câmara aprova regulamentação das casas de apostas no Brasil
Texto seguirá para sanção presidencial e determina que publicidade das bets deverão incluir alerta sobre os malefícios dos jogos
01
Mickey Mouse de 1928 se torna domínio público
02
Bloomin’ Brands anuncia diretora de marketing
03
Fabricantes de câmeras buscam identificar imagens geradas por IA
04
Band terá Walter Zagari como líder comercial em 2024
05
A jornada de mídia de Carlinha Gagliardi
01
Uma nova geração de líderes para a indústria da comunicação
02
Em direção à interseccionalidade de lideranças inclusivas
03
A indústria de anúncios da TV conectada e suas tendências
04
Concorrência desleal
05
Aprender é um exercício
Informa, inspira e conecta.
Copyright 2010 – 2024 • Meio & Mensagem – Todos os direitos Reservados
Rua Catequese, 227 – 5° Andar – Butantã – São Paulo – SP – CEP: 05502-020