Início »
Se você quer fazer backup do MySQL/MariaDB no conforto sem complicações, conheça e veja como instalar o utilitário Mira Backup no Linux.
Mira Backup é um utilitário simples criado em Electron para execução de cópias de segurança em sistemas de bancos de dados MySQL/MariaDB.
Pequeno e leve, basta clicar no simbolo de ‘+’ e fornecer as informações de conexão do banco de dados e começar a usá-lo.
Para instalar o utilitário Mira Backup no Linux via arquivo AppImage, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Confira se o seu sistema é de 32 bits ou 64 bits, para isso, use o seguinte comando no terminal:
Passo 3. Se seu sistema é de 64 bits, use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome mira.appimage:
Passo 4. Dê permissão de execução para o arquivo baixado;
Passo 5. Agora instale o programa com o comando;
Passo 6. Quando você inicia o arquivo pela primeira vez, será perguntado se deseja integrar o programa com o sistema. Clique em “Yes” (Sim) se quiser integrá-lo ou clique em “No” (Não), se não quiser. Se você escolher Sim, o iniciador do programa será adicionado ao menu de aplicativos e ícones de instalação. Se você escolher “No”, sempre terá que iniciá-lo clicando duas vezes no arquivo AppImage.
Para instalar o utilitário Mira Backup no Linux via Snap você precisa ter o suporte a essa tecnologia instalado em seu sistema. Se não tiver, use o tutorial abaixo para instalar:
Como instalar o suporte a pacotes Snap no Linux
Depois, você pode instalar o utilitário Mira Backup no Linux via Snap, fazendo o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Instale a versão beta do programa, usando esse comando:
Passo 3. Mais tarde, se você precisar atualizar o programa, use:
Passo 4. Já se depois precisar desinstalar o utilitário, use este comando;
Pronto! Agora, você pode iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite mira
ou em um terminal, seguido da tecla TAB.
Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.
Blog do Edivaldo é um site que descomplica o Linux com noticias, dicas, tutoriais e informações sobre Ubuntu, Debian, Mint, Fedora, openSUSE, Arch, Redhat, CentOS, Manjaro e muito mais informações sobre Linux, software livre e de código aberto.