Início »
Se você trabalha com diferentes bancos de dados e quer gerenciá-los com um único app, veja como instalar a ferramenta DBeaver no Ubuntu e derivados.
Se você é um desenvolvedor, sabe que o banco de dados é um elemento importante do processo. É por isso que conhecer os dados e gerenciá-los de maneira rápida e confortável se torna uma prioridade.
Por outro lado, é necessário reconhecer que os clientes gráficos são uma ótima solução para esse problema.
DBeaver é uma ferramenta de banco de dados multiplataforma para desenvolvedores, programadores de SQL, administradores de banco de dados e analistas.
O DBeaver é um cliente para gerenciadores de banco de dados, que permite gerenciar de maneira confortável os dados e opções da instância do banco de dados.
DBeaver suporta todos os bancos de dados populares: MySQL, PostgreSQL, MariaDB, SQLite, Oracle, DB2, SQL Server, Sybase, MS Access, Teradata, Firebird, Derby, etc.
Ele suporta qualquer banco de dados com um driver JDBC. Na verdade, ele pode manipular qualquer fonte de dados externa que pode ou não ter um driver JDBC.
Mas não apenas se limita aos relacionamentos com bancos de dados, mas também suporta o manuseio do MongoDB, Cassandra e Redis. Em outras palavras, banco de dados NoSQL.
Além disso, ele é baseado em framework opensource e permite a escrita de várias extensões (plugins).
Há um conjunto de plug-ins para determinados bancos de dados (MySQL, Oracle, DB2, SQL Server, PostgreSQL, Vertica, Informix, MongoDB, Cassandra, Redis na versão 3.x) e diferentes utilitários de gerenciamento de banco de dados (por exemplo, ERD).
DBeaver precisa da tecnologia Java para funcionar, se você ainda não instalou esse recurso no seu PC, leia esse outro tutorial:
Java no Linux: veja como Instalar manualmente
Para instalar a ferramenta DBeaver no Ubuntu e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (use as teclas CTRL + ALT + T);
Passo 2. Adicione o repositório do programa com estea comandos;
Passo 3. Atualize o gerenciador de pacotes com o comando:
Passo 4. Agora use o comando abaixo para instalar o programa;
Pronto! Agora, você pode iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite dbeaver
ou em um terminal, seguido da tecla TAB.
Para desinstalar a ferramenta DBeaver no Ubuntu e derivados, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Desinstale o programa, usando os comandos abaixo;
Você também pode instalar esse programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o DBeaver Community no Linux via Flatpak
Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.
Blog do Edivaldo é um site que descomplica o Linux com noticias, dicas, tutoriais e informações sobre Ubuntu, Debian, Mint, Fedora, openSUSE, Arch, Redhat, CentOS, Manjaro e muito mais informações sobre Linux, software livre e de código aberto.