· Tutoriais 2 Comentários
Quando se fala em sistemas de gestão de base de dados (SGBD), os nomes mais sonantes são a Oracle, MySQL, SQL Server, Postgres, Access entre outros.
Hoje vamos ensinar como podem instalar o já popular SGBD MariaDB no vosso Raspberry Pi. Veja aqui a nossa promoção.
O MariaDB é um SGBD de código aberto que oferece muitas das funcionalidades do MySQL. O MariaDB, que hoje tem uma quota de mercado em plataformas móveis a rondar os 18%, foi desenvolvido pelo criador original do MySQL, Michael “Monty” Widenius, em conjunto com a comunidade de programadores que sempre acompanharam o trabalho de Monty.
A instalação do MariaDB no RaspberryPi é algo bastante simples. Para tal basta abrir o terminal e inserir o seguinte comando:
sudo apt-get install mariadb-server
Durante a instalação é solicitado ao utilizador para definir uma password para o utilizador “root”.
Para gerir o MariaDB, os comandos são os mesmo do MySQL. Por exemplo, se pretender iniciar ou parar o sistema de base de dados MariaDB basta executar os comandos, respetivamente:
sudo /etc/init.d/mysql start sudo /etc/init.d/mysql stop
Para aceder ao MariaDB basta que usem o comando:
mysql -u root –p
Para quem nunca experimentou o MariaDB, aqui está uma excelente oportunidade para o fazer. Em termos de compatibilidade entre o MySQL e o MariaDB, podem ver aqui as principais funcionalidades. Para quem já trabalha “a sério” com o MariaDB, aguardamos as vossas sugestões para outros artigos.
Este artigo tem mais de um ano
Acompanhe o Pplware no Google Notícias
Proponha uma correção, faça uma sugestão
Autor: Pedro Pinto
Tags: MariaDBRaspberry PI
28 Fev, 2023
16 Jul, 2023
10 Jun, 2023
Tive algumas dificuldades em migrar do mysql para o MariaDB num pequeno aplicativo que desenvolvi mas em termos práticos são a mesma coisa.
Trabalho à muitos anos com o MySql. O MariaDB tem alguma vantagem óbvia?
Bom artigo, com soluções práticas e muito interessantes! 🙂
O seu endereço de email não será publicado.
You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*
Também se pode inscrever sem comentar.
PUB
PUB