Por Guilherme Haas | Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Outubro de 2023 às 12h50
Link copiado!
O Google anunciou o lançamento do Android 14 nesta quarta-feira (4) junto da nova linha de celulares Pixel e do Pixel Watch 2. O sistema operacional chega primeiro aos aparelhos da companhia, enquanto os modelos das demais fabricantes devem começar a receber a atualização nas próximas semanas.
As marcas oferecem, em média, suporte de quatro anos de atualizações para seus aparelhos. Portanto, a maioria dos aparelhos lançados nos últimos anos vai receber o novo SO — veja quais celulares devem ser atualizados para o Android 14.
O novo sistema operacional do Google apresenta várias ferramentas inéditas e melhorias, com destaque para recursos de personalização e acessibilidade, além de maior controle de privacidade e segurança.
Confira as principais novidades do Android 14:
A tela de bloqueio ganha novos recursos no Android 14 com a opção de personalizar a aparência do relógio em diferentes fontes, cores e tamanhos, além de possibilitar a adição de novos widgets.
O novo sistema operacional expande ainda mais o tema Material You com novas possibilidades de escolha de paleta de cores e aparência para personalizar os aplicativos e a tela inicial do celular.
Para quem prefere um visual menos colorido, o Android 14 inclui um tema monocromático que apresenta cores mínimas em uma aparência mais agradável aos olhos em todo o aparelho.
O Android 14 traz ainda novas ferramentas para criar papéis de parede para o celular: com disponibilidade inicial para aparelhos da linha Pixel, uma IA é capaz de gerar wallpaper a partir de comandos de texto.
Com foco em acessibilidade, o sistema operacional traz opções para aumentar o tamanho dos textos e acionar o escalonamento não-linear para maior controle sobre as preferências de visualização através de diferentes apps e telas de navegação.
A acessibilidade auditiva também ganha destaque com atalhos e formas mais intuitivas de conectar e interagir com dispositivos de áudio.
Quem precisar ou preferir manter o aparelho em modo silencioso, mas não quer perder os últimos avisos de seus aplicativos pode acionar a função de notificação por flash pelo celular ou pela própria tela.
A atualização amplia os recursos de privacidade com um novo sistema de alerta para aplicativos que modificam os termos de uso de dados pessoais ou que compartilham sua localização com terceiros.
A proteção com PIN fica mais segura com a possibilidade de usar uma senha de até seis dígitos no novo Android.
De olho nos tablets e dobráveis, o sistema promete melhor adaptação dos aplicativos para ocupar os diferentes tamanhos e formatos de tela.
O aplicativo Google Home recebe atualização nos seus mecanismos de controle e permite o acesso rápido a gestão de casa inteligente, com um toque, diretamente na tela de bloqueio do Android.
O novo Android oferece melhor resolução em imagens com o modo Ultra HDR (para celulares com telas HDR), que realça cores vibrantes e controla a iluminação de fotos e vídeos sem alterar a qualidade original dos arquivos.
Agora é possível conectar o celular em um computador através da porta USB e usar a câmera do aparelho como uma webcam.
O Android 14 traz uma nova maneira de controlar as informações em aplicativos de saúde e fitness, com sincronização de dados entre apps (como Oura, Peloton e Whoop) em um só lugar e com a segurança de criptografia diretamente no celular.
O Google destaca que nem todos os recursos estarão disponíveis para todos os celulares com Android 14. Vale lembrar que a empresa costuma manter alguns recursos exclusivos dos Pixels ao menos por um tempo e também que algumas coisas dependem de adaptação por parte das fabricantes que usam Android em seus dispositivos.
Para saber se o seu celular vai receber o Android 14, confira a lista de modelos compatíveis com a atualização preparada pelo Canaltech.