O número de mortos no terremoto que atingiu a ilha de Java, na Indonésia, subiu para 268. Conforme relatado pela Agência Nacional de Gestão de Desastres, 151 pessoas ainda estão desaparecidas, enquanto mais de mil pessoas ficaram feridas no terremoto de magnitude 5,6 que atingiu a área perto da cidade de Canjur na segunda-feira, às 13h21min (hora local), a 10km de profundidade.
Segundo o governador da Província Ocidental de Java, Ridwan Kamil, muitas das mortes confirmadas até agora eram de alunos de escolas públicas. Os estudantes terminaram suas aulas regulares, mas ficaram para aulas extras em escolas islâmicas quando os prédios desabaram, disse o governador, acrescentando que os esforços iniciais de resgate foram dificultados por estradas e pontes danificadas, apagões de energia e falta de equipamentos pesados para ajudar a mover o pesado escombros de concreto.
Em relação aos danos causados às infra-estruturas, as autoridades indonésias informaram nesta terça-feira que 22 mil habitações foram destruídas e mais de 58 mil pessoas foram evacuadas.
O terremoto de magnitude 5,6 atingiu a província de Java Ocidental, a província mais populosa da Indonésia com quase 50 milhões de habitantes, e, até a manhã desta terça-feira, foram registrados 118 tremores secundários, com magnitudes entre 1,5 e 4,2.
O país asiático fica no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica na qual são registrados cerca de 7.000 terremotos a cada ano, a maioria deles de intensidade moderada.
Em dezenbro de 2004, um forte terremoto no norte da ilha de Sumatra gerou um tsunami que causou mais de 226.000 mortes em uma dezena de nações banhadas pelo Oceano Índico.
*Com informações de Agências de Notícias
Atividades do Papa
A Nossa Fé
Informações Úteis
Outros sites
Os nossos canais